quinta-feira, 18 de abril de 2013

Lado B Lado A




Nathália Rodrigues




O Isaakissoba nasceu em julho de 2009 debaixo de muita turbulência. A gente passava por dificuldade para pagar a nossa casa e ainda faltavam 7 mil reais. Nós estávamos nos virando para pagar, quando a empresa onde eu trabalhava fechou. A indenização não deu para quitar a dívida.





Omar Britto





 Então, um amigo chegou e disse:
- Isaac você sabe cozinhar, não sabe?
Respondi:
- Claro, eu tenho esse dom e gosto.
Ele me perguntou se eu conhecia o yakisoba. Falou que tinha um rapaz em Vila Isabel que preparava e vendia o prato. Aquilo virou uma ideia. Fui procurar a receita, pesquisar um curso e aprender como vender. Principalmente porque não sabia como ia preparar na rua.





Victor Hugo







O primeiro desafio foi achar uma barraquinha. Perguntei para outros vendedores de tapioca e nenhum deles sabia me informar onde comprar uma. Ninguém dava informação, mas consegui encontrar onde vendia. Custava em torno de 5 a 7 mil reais. Eu vi que não dava para comprar, e decidi: vou construir a minha! Preparei a maquete, a placa com o desenho, tudo direitinho.Por quase 2 semanas, fiquei martelando o dia todo dentro de casa, e nessa época a minhamulher ainda estava amamentando a nossa filha. Procurei várias distribuidoras de alumínio.Achei uma lá na Penha. O vendedor me deu instruções de como montar e cortou como
deveria cortar. Paguei o carreto e trouxe pra cá. Assim, comecei a construir a Genoveva.





Omar Britto/ 2009







Quando a Genoveva ficou pronta, veio o Choque de Ordem. Com isso, ela ficou quase 4 meses sem poder ser usada. Faltava ainda 6 meses para gente conseguir o dinheiro para quitar a nossa casa. Como é que eu ia fazer isso, com a Genoveva parada por causa do Choque de Ordem?





 A primeira panela - Anderson Ferreira




 Um dia cheguei em casa atordoado. Minha mulher virou para mim e disse:
- Olha amor, só tem duas colheres de leite pra Daniele, meio quilo de arroz e meio quilo de
feijão. Se tiver um ovo é muita coisa na geladeira.
Olhei para ela, cansado, e disse:
- Mô, vou tomar um banho e tirar um cochilo. Depois a gente conversa sobre isso, tá?
Ela começou a discutir e brigou comigo. Entrei no quarto, fechei a porta, e, com a mesma roupa do corpo, deitei. Ela, estressada, colocou o som alto. Fiquei lá deitado, pensando no que eu ia fazer da vida. Foi quando tocou a música do Rappa “Lado B Lado A”, minha grande inspiração: eu me vi nela.




Nathália Rodrigues





 Arrepiou lá da minha ponta do dedo. Levantei, abaixei o som, chamei minha mulher e perguntei:
- Mô, a gente tem quanto?
Ela, grávida do meu filho, me respondeu que só tínhamos 200 reais.Falei pra ela me dar 50. Comprei leite e pão para o dia a dia e, com os 150 restantes, fiz uma lista com os produtos para eu descer com a Genoveva no dia seguinte. E foi assim que tudo começou. Passei uma hora sem vender nada. Com medo, fiquei preocupado se tinha investido no negócio errado.
- Tô com fome, eu ainda não jantei, nem almocei direito. Prepara um pra mim! - pediu minha mulher.




Nathália Rodrigues





Quando eu fiz o prato dela, veio todo mundo querendo saber o que era. E começou um "me dá um pra eu provar”, “me dá dois”, “me dá três”. Chegou outro pedindo “me dá 4 já para minha janta”. A gente voltou para casa faltando apenas três pratos pra vender. Cheguei chorando de emoção. Foi muita vitória e hoje a gente até brinca ao lembrar como foi difícil.Mas a pior parte foram as denúncias, até de pessoas conhecidas. E chegou uma hora que não dava mais para permanecer na rua.





Anderson Ferreira





 A gente teve que subir aqui pra nossa casa no Rodinho.Começamos de novo, abrimos uma lojinha lá - 2 metros por 2 - e voltamos a trabalhar.Passamos esses três últimos meses lá, até que pediram a casa. Mais uma vez estávamos procurando um lugar para ficar. Achamos a casa aqui no Nica.





Omar Britto





 Sem querer, descobrimos que ele também queria alugar a birosca.
Falei: é minha!
Nunca tinha dado um tiro no escuro, mas hoje estamos aí. Ainda vamos fazer muitas modificações,  mas isso é o tempo que vai dizer.O Isaakissoba passou por vários altos e baixos, mas enfim, somos uma família unida que está aqui para lutar e viver.






Victor Hugo






Depoimento de Isaak à Nathália Rodrigues




* Fotos feitas no novo Isaakissoba :   21 8393-4957
facebook.com/isaakissoba

Nenhum comentário:

Postar um comentário